JOHN MAYALL
Difícil escrever sobre quem já se disse tudo. Mas que quase ninguém leu.
Sobre John Mayall a imprensa carrega no seu arsenal de muletas ou clichês: lenda viva do Blues, avô do Blues, grande desbravador.
Só que John é isso e muito mais. Nasceu numa familia de classe média baixa, ali pelas bandas poluidas de Mancehster.
Sempre foi considerado um excêntrico e para completar o quadro cultural serviu por 3 anos com o exercito inglês na guerra da Coréia, depois de passar pelas famosas escolas de art inglesas
(subterfúgio para abrigo de mentes e corações desajustados do britsh-way-of-life).
Interessante como essas escolas produziram muitos músicos e deixaram as artes plásticas em segundo plano.
Logo formou uma banda de blues. Uma? Bom, era mais uma formação itinerante, um dia tocava um músico tal , dai no outro dia vinha um diferente, que convidava uma amigo...que convidava outro amigo. Se agradasse a Mayall tocava uns tempos por lá. Um show no Crawdaddy, uma esticada até Liverpool, ou Manchester, ou na Irlanda e nesse ritmo passaram pela banda de Mayall aqueles que amamos e que fizeram o que presta no blues e no rock: como Eric Clapton, Peter Green, Mike Fleetwood, Mick Taylor,Jack Bruce. Bom... fora os outros que vinham e tocavam uma jam ou duas e depois chamavam mais outros que faziam a mesma coisa.
E tome shows com concivdados e jams com os mestres do blues americanos é até dificil relacionar quais:Albert King, Buddy Guy, Junior Wells, Etta James, seu amigo do peito John Lee Hooker.
Nunca será demais afirmar que todo o blues do final século XX teve ligação direta com mr Mayall e que ele foi um dos principais responsáveis pelo revigoramento do gênero, como pela divulgação
pura e simples para as platéias brancas de todo o mundo.
Racismo ? Sim, todo mundo tem racismo enrustido. Se deixassemos o blues por conta dos americanos teria sido exterminado pelos racistas sulistas da KKK e sua exploração de latifundiarios imbecis.
Portanto viva John Mayall o homem que salvou o blues.
By
Bob Tequilla
Psycho Attack Brasil - A História do Psychobilly no Brasil 2007
-
Realizado por Darwin Dias (ex-integrante d´Os Cervejas, uma das primeiras
bandas psychobillies surgidas em Curitiba).
Um documentário que narra a trajetória...
Há 9 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário