O Rota do Blues Radio é a versão rádio web (podcast) do primeiro programa da TV brasileira a abordar a história do gênero.
A versão web tem a mesma proposta, contar a história do blues através de suas obras sonoras e seus inúmeros interpretes ao longo de sua história centenária.
Um dos destaques principais do programa é mostrar o blues feito no Brasil através de bate-papos com músicos e afins que vivem o cenário do blues nacional.
É só clikar e escolher a edição desejada.
Seja bem-vindo (a) na verdadeira Rota do Blues !!!
The Route of Blues Radio is the web podcast radio version from the first brazilian television program about the history of the gender .
The web version has the same purpose, tells the history of blues thru the sounds and stuffs of their several interprets along this centenary way.
One of the highlights is show the blues made in Brazil over the interviews of the brazillian blues musicians.
Its only to click to choose you desired edition!
You are welcome to the really mean Route of Blues.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Atração programa 6




WEST SIDE SOUND

No fim dos anos 50, o blues elétrico inspirado na tradição do Delta (Muddy Waters e cia.) deixava progressivamente de agradar às jovens gerações de negros de Chicago e região. Foi no bairro oeste - West Side - ainda mais selvagem e malbaratado que o South Side, que veio a renovação. Um punhado de guitarristas muito jovens inicialmente agrupados em torno da pequena marca Cobra, de propriedade de Eli Toscano que tinha o maestro Willie Dixon e Shakey Jake como produtores, faziam a síntese entre a influência que se impunha cada vez mais de B B King, os tempos sincopados da soul music nascente e o blues elétrico de Chicago, doravante tornado tradicional.
Canto tenso e vibrante, generalização de temas em modo menor até então raramente usado no blues: o West Side Sound é uma música elaborada, mas sem ênfase, traduzindo de outra maneira essa forma dramática e apaixonada do sul, introduzida após a 2o GGM no blues de Chicago e do qual conseguiu conservar sua essência. O blues do West Side ia até mais longe e exaltava bem a atmosfera desse gueto e as desilusões pessoais dos jovens negros que aí cresceram.
OTiS RUSH (foto), MAGIC SAM e BUDDY GUY (foto) foram seus principais nomes, tendo ainda, FELTON ROBINSON, LUTHER ALLINSON, JOHNNY JOHNSON, LONNIE BROOKS E MAGIC SLIM como seguidores.

Nenhum comentário: