Photobucket
O Rota do Blues Radio é a versão rádio web (podcast) do primeiro programa da TV brasileira a abordar a história do gênero.
A versão web tem a mesma proposta, contar a história do blues através de suas obras sonoras e seus inúmeros interpretes ao longo de sua história centenária.
Um dos destaques principais do programa é mostrar o blues feito no Brasil através de bate-papos com músicos e afins que vivem o cenário do blues nacional.
É só clikar e escolher a edição desejada.
Seja bem-vindo (a) na verdadeira Rota do Blues !!!
The Route of Blues Radio is the web podcast radio version from the first brazilian television program about the history of the gender .
The web version has the same purpose, tells the history of blues thru the sounds and stuffs of their several interprets along this centenary way.
One of the highlights is show the blues made in Brazil over the interviews of the brazillian blues musicians.
Its only to click to choose you desired edition!
You are welcome to the really mean Route of Blues.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Atrações Programa 1 - Blues Brasil

BLUES BRASIL - HOT SPOT BLUES BAND e ZANATA & BLUES TRIO
Antes dos anos 80 o Blues no Brasil era rotulado de "baladas rock". Creia! A presença de alguns nomes do Blues nos festivais de jazz daqueles tempos desencadeou uma intensa busca rumo às raízes do rock. Em 1989, na cidade paulista de Ribeirão Preto, acontece o primeiro festival autêntico de Blues no país. A partir daí, o Blues com sotaque brasileiro encontrou terreno fértil .
Pouco mais de 20 anos se passaram e para nossa felicidade o Blues feito no Brasil tem apresentado inúmeros talentos de Norte a Sul do país e percebe-se na internet um número bastante grande de apreciadores do gênero.
O Rota do Blues Radio terá um espaço especial para o Blues Brasil. Todas as edições apresentaremos dois nomes nacionais. Mostraremos aqui todos aqueles que fazem do Blues, de todos os estilos, sua forma de expressão.
As duas primeiras atrações serão: A banda mineira HOT SPOT BLUES BAND, que além de ser considerada uma das melhores bandas de Blues do país, são militantes da causa bluesy no Brasil. E, o guitarrista de Niterói, RENATO ZANATA, um guerrilheiro justiceiro do Blues.
Para conhecer mais sobre esses blueseiros brasileiros, click os links a seguir.
www.myspace.com/hotspotbluesband
http://www.myspace.com/zanatabluestrio
Performaces escolhidas:
01. Hot Spot Blues Band - Feeling Alright

02. Hot Spot Blues Band - I Play The Blues for You
03. Renato Zanata - Arariboia Blues
04. Renato Zanata - Malena tele-Texas

Atração Programa 1 - LITTLE WALTER

Mestres do Blues

Little Walter nasceu em 1930, na Louisiana. Com seis anos começou tocar gaita, com doze largou a escola e com catorze já acompanhava Sonny Boy Willianson II e aos dezesseis, mudou-se para tocar nas ruas de Chicago em troca de gorjetas.
Little Walter foi um dos maiores nomes da música americana. Chegou no circuito dos grandes nomes do Blues através de Big Bill Bronzy. Daí acompanhou Menphis Slin, Tampa Red, Bukka White e outros. Em 1948 conhece Muddy Waters e aí começa a catarse. Na banda de Muddy, Walter colocou toda a sua capacidade de improviso, criatividade e foi um dos responsáveis pela eletrificação do som do Mestre. Pelo selo CHESS, lançaram discos que pontuariam toda uma geração de jovens músicos que surgiriam nos EUA. Alguns deles? Dois; Elvis Presley e Jhonny Cash. O novo andamento dado ás musicas, a aproximação com o Country, deram boas dicas para moldar o que mais tarde conheceríamos como Rock and Roll. O embrião está todo no seminal disco de 1950, “You’re Gonna Need My Help I Said“.
Fez sucesso. Em 1952, Walter sai em carreira solo. Sua carreira decola, a popularidade vai a mil e começa a colher frutos. Sai em turnês pela Europa, passa a ser reconhecido por grandes nomes do mainstreman da época e em 1957 faz um show antológico no Teatro Apolo de Nova York, além de gravar um discaço com Otis Rush. Agora...
Em 1968, teve sua carreira abreviada após morrer numa briga de boteco. Apanhou, tomou porrada até morrer porque quando ficava bêbado se tornava um mala insuportável. É impressionante...Se vc quiser olhar pelo lado mórbido, fique à vontade. O Blues também é isso!

Performaces escolhidas:
01. Joke
02. Mean Old World
03.Oh, Baby

sábado, 22 de março de 2008

Atração Programa 1 - JANIS JOPLIN

Musas do Blues

Musas do BLUES, mulheres que se dão em sacrificio, esvaem-se em sangue, morrem e desaparecem. São como deusas pagãs. Não se reproduzem por isso estão em extinção. Onde estão elas? Como será possivel um mundo viver sem essas femeas de sacrificio? Sua voz quente sincera, seu sexo carente gemido no meu ouvido? como posso viver sem isso?Sento na minha janela vendo a chuva e me sinto como se estivesse preso numa bola com corrente. Pode um mulher ser sincera enquanto não cantou o BLUES?

Por que ninguém mais reclama de viver sem elas, que mundo pobre, oco...que homens idiotas, vazios. Nunca sonham em ter uma mulher dessas bem perto e sua voz sexy rouca, colada no seu ouvido?
Janis musa branca, amor confesso de todo maluco do rock.

Performaces escolhidas:
01. Raise Your Hand
02. Ball and Chain
03. As Good As You To Be This
Todas as faixas ao vivo em Woodstock.

Atração Programa 1 - GOV'T MULE

Bandas com Alma Blues
Pode isso???Uma banda do Texas com um mascote daqueles, uma mula que devora a bandeira americana, tocar blues psicodélico? Quem saiu da roça tocando música do Led e do Cherokee Alucinado?Pode sim e aumenta o som que isso é blues , blues rock, rock, rock psicodélico e tome guitarra e whahs e vocal rouco.Enquanto todo mundo vai matando o blues e o rock, o Gov't vai na contra mão e mantém pai e filho vivos e vai ficando cada vez mais com cara de neto. Se o rock e o blues sobreviverem a mais essa onda de merda que rola por aí podem saber que o maior responsável vai ser o grupo da mulinha.
Originalmente eles repuseram dois dos mortos grandiosos do rock(Duane e Berry), e assumiram baixo e guitarra do Allman Brothers.uma banda acima de qualquer suspeita. Warren Haynes foi a segunda reposição de Duane ; Wood assumiu o baixo. Mais tarde,
se juntaram ao baterista Matt Abts. Suas influências foram o Blues Texano e os Allman . Será? A Banda hoje toca de tudo, seus bootlegs estão por aí na internet, eles adoram dar shows de fim de ano, shows na passagem de aniversário da morte de Hendrix, shows comemorativos, festivais. Daqueles shows antigos que a banda subia no palco e tocava, tocava, tocava até esgotar o repertório e deixar a platéia extasiada. Nada de "profissionalismo", coreografias, competência e outras bostas inventadas pela imprensa e as rádios fms de yuppies babacas. o negócio deles é enfiar o dedo na guitarra e tocar mesmo até penetrar o ouvido da platéia.
Mas nada impede que vc escute o som do Gov't na sua casa, a luz de velas...

Performaces escolhidas:
01. 3d Stone From the Sun
02. Catifish Blues
03. Rollin Stone
Todas as faixas extraidas do show em homenagem aos 28 anos da morte de Jimi Hendrix em 03/09/1998.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Atração Programa 1 - LESLIE WEST

A acidez da guitarra Blues

Leslie West, começou tocando na banda Vagrants e logo montou um dos maiores super-grupos do blues rock , o Mountain juntamente com Felix Pappalardi e com e o baterista Corky Laing. O Mountain lançou muitos álbuns de sucesso mas se desfez depois da trágica morte de Pappalardi e então Leslie continuou com o velho amigo Corky Laing e mais o grande Jack Bruce formando outra lenda do blues rock; West,Bruce and Laing. Nas décadas que se seguiram, Leslie continuou em atividade valorizando cade vez mais seu vocal estilo divisão panzer e sua guitarra afiada, aguda, ácida. sempre com altas influencias do blues. aqui estão 4 musicas do seu álbum Leslie West Collection de 2007 reinterpretando alguns clássicos do blues.

Performaces escolhidas:
01. Look at Little Sister
02. Sinner's Prayer
03. Summertime

quarta-feira, 19 de março de 2008

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ROTA DO BLUES RADIO

Rota do Blues Radio – Edição Zero (experimental)

Olá, internautas bluesy!

Começando o Rota do Blues Radio.
Versão podcast do primeiro programa de Blues da TV brasileira.
O Rota do Blues Radio vai trafegar por todos os estilos do Blues com destaque especial ao Blues feito no Brasil.

Produção e apresentação: Edu Soliani

Produção e engenharia de áudio: Bob Tequilla
.

A edição número 1 do Rota do Blues Radio vai destacar:

O guitarrista ex-Mountain Leslie West.

O Blues Rock da Gov’t Mule

A maior cantora branca de Blues de todos os tempos, Janis Joplin

O mestre da gaita Little Walter.

No Blues feito no Brasil vamos conferir:

Zanata e Blues Trio

Hot Spot Blues Band


Deixe seu comentário no blog ou na comunidade Rota do Blues no Orkut

E seja muito bem-vindo na verdadeira Rota do Blues!

Abrindo a primeira edição do Rota do Blues Radio, o guitarrista Leslie West.

Vamos nessa!!!!


domingo, 16 de março de 2008

Links para videos no Youtube



Links para videos no youtube sobre o progrma Rota do Blues TV:


introdução ao programa

http://www.youtube.com/watch?v=gDAmnBa4FE4

introdução mais clip do programa:

http://www.youtube.com/watch?v=PGwdFedSBwA


quinta-feira, 6 de março de 2008

Projeto Rota do Blues

O projeto Rota do Blues começou em 2006 com a criação do primeiro programa de Blues da TV brasileira. Foi exibido durante 18 meses (72 edições) pela SEC TV - Canal 44 UHF, Mogi Mirim/SP e contava a história do gênero através de vídeos de shows, imagens de filmes e documentários extraídos da internet dando um amplo painel de seus mais de cem anos de vida.
Outro destaque do programa eram as entrevistas com músicos e pessoas ligadas ao Blues feito no Brasil (obsessão de seu produtor) abrindo caminho para a divulgação de seus trabalhos e eventos.
Para manter um programa de TV exige-se investimentos e necessariamente de patrocinadores. Algumas pessoas ajudaram na empreitada, acreditaram no projeto, conscientes das dificuldades que é mostrar cultura numa mídia popular.
Mesmo obtendo reconhecimento de público e crítica local (já que a abrangência da emissora era pequena), o programa sucumbiu, momentaneamente, por falta de novos investidores, mas ainda não deixamos de sonhar e vamos continuar na luta para voltarmos no ar.

ROTA DO BLUES RADIO (Podcast)

Já que o Blues não pode parar, resolvemos criar o podcast Rota do Blues Radio , programa de rádio com o mesmo perfil, isto é, continuar contando a história secular do Blues, sem imagem, mas destacando as obras sonoras, detalhando-as aos internautas e mostrando sua verdadeira Rota.
Vamos continuar divulgando o blues nacional e traremos no programa, para bate-papos informais, todos aqueles, músicos e afins, interessados em divulgar seus trabalhos.
O Rota do Blues Radio é mais um canal para a preservação da música de qualidade especialmente com o objetivo de manter viva a chama do Blues!
Aguarde! Próximos dias a primeira edição!!!!!!