Esses últimos dois anos tem sido de despedida para os que amam o blues e o rock. Grandes valores tem nos deixado orfãos e seguido por aquele caminho sem volta.
No inicio desse mês o Grande Amigo Edu Soliani nos deixou. Causou muita dor e consternação o fato do seu falecimento. Era ele um grande distribuidor de vitalidade em suas conversas, de tal forma que nunca imaginariamos que ficariamos sem a sua presença. Impossibilitado, nos últimos anos, de ter um trabalho convencional devido a uma hepatite C, dedicou-se a continuar o que fazia a vida quase toda: divulgar o blues, especialmente o nacional.
Não tinha grande reconhecimento formal do seu trabalho mas era de suma importância essa divulgação para os músicos e para o genero no Brasil. Recebeu pouquissima recompensa por toda a sua dedicação. Assim é o BLUES, assim é a nossa vida.
Deixou esposa muito dedicada e em todas as conversas sempre divulgava também o seu amor pela Regina. Deixou também dois filhos. Esperamos que eles tenham força para seguir adiante. Nas conversas que tivemos Edu sempre desdenhou da morte e suas consequencias,não tinha medo do desenlace fatal encarando-o como uma coisa absolutamente normal. Bem...só mesmo o EDU em toda a sua grandeza para ser tão destemido. Acho que ele queria ter ouvido Blues mesmo depois de partir.Tinha sempre uma explicação convincente sobre qualquer problema ou situação dificil.Deixou também um livro não publicado sobre o BLUES no Brasil.
Ainda podemos vê-lo nos videos do programa Rota do Blues que estão no you tube, os links estão aqui no blog.
Perdemos um grande amigo, uma mente rara e lúcida. Toda vez que escutamos um BlUES no país do samba e do futebol podemos ter certeza de que tem um pouco do EDU SOLIANI nessas blues notes.
Para não terminar essa nota de maneira tão solene pois isso não condiz com as lembraças do EDU falta dizer que era um grande amante de filmes e séries, foi hippie mochileiro e acompanhou os grandes festivais que ocorreram no país , andando numa kombi velha e detonada. E também era muito engraçado em seu fantatismo pelo Palmeiras.
2 comentários:
Grande perca Bob!
Um forte abraço.
Bob, bacanas suas palavras sobre o Edu. Ele era assim mesmo como vc o descreveu.
Curti muitos shows de blues com Edu e Regina - que ele promovia aqui em Mogi e na região - , fui inúmeras vezes às rádios da região com eles, conheci muita coisa - de música, de livros, de cinema, da vida - com os dois. Discuti trocentas vezes com ele. Leonino que era, não era fácil discordar dele. Muitas vezes fiquei espumando de raiva... Mas é assim mesmo que rola entre amigos de verdade, não é? Sei que é um clichezaço, mas morreu um pouco da minha vida também...
E que coincidência ele e a Koko Taylor - que ele tocou tantas vezes - terem falecido no mesmo dia!
Enfim, Edu deixou muita saudade.
Um abraço pra vc, Bob.
Postar um comentário